logo.jpg (16573 bytes)

Festa de 25 anos
(Depoimentos)



 
Leiam os depoimentos, mostrados pela ordem de chegada.

 

Do Paulo de Tarso

Pessoal,

Queria agradecer a todos pela presença, pelos deliciosos momentos e, principalmente por mexer no "imexível". Aquele passado quieto e normalmente escondido que vem à tona e revela dores e prazeres. Acho que aquela idéia lançada de troca (de experiências, emoções, ...) foi plantada e vai ter também seu lado tecnológico. Um site nosso. Como numa cooperativa, a idéia é poder concentrar em um lugar a que todos (ou quase todos...) têm acesso uma série de informações sobre nós, nosso trabalho e também (por que não?) sobre nossa vida.

Assim que formos criando o site todos serão informados.

Com relação às informações sobre nossa festa, quem tiver tirado fotos pode nos enviar, seja escaneando e mandando por email, ou mesmo uma cópia das fotos para que possamos colocar no site. Queremos ter fotos de todos pra criar links com seus emails (basta clicar na foto para abrir uma janela de email).

É isso aí gente. Já começaram a chegar depoimentos e eles vão ser agregados ao site.

De coração, obrigado.

 

Da Érica Maria Machado Santarém

Bom dia! Que lindo dia!

Estou com a ressaca do encontro... Sem dúvida, um resgate da nossa história e junto o resgate do afeto. O afeto nos olhares, nos abraços, nas palavras, nos rostos queridos ... quanta coisa gostosa! O afeto imenso daqueles que diretamente organizaram o encontro, marcado pela beleza dos que estavam presentes e pelo bom gosto na escolha do local e do cardápio.

Parabéns e um beijão a todos.

 

Da Eloisa Penna

Pessoal

aqui estamos no day after de nossa festa. Foi muito bom!!!

Não tenho palavras para agradecer à turma da organização, Miguel, Terê, Regina, Paulo, Gerson, Cida, etc... Vou sentir falta da enxurrada de e-mails, precisamos manter contato. a festa foi muito divertida, cheguei em casa exausta, de tanta excitação e emoção, pior que criança depois de festa, cansada mas feliz, muito feliz.

Um grande beijo a todos

 

Não podia faltar uma poesia da Hélide

comparsas de almoço.

àqueles que organizaram... reverencio!
àqueles que entusiasmaram... enalteço!
àqueles que lá estiveram... que abundância e plenitude de amor,  quanto compartilhar , quanta luz e riso.
vivi uma música para toda uma orquestra, num salão de longas cortinas,
longos vestidos e piso brilhante.
vivi a criança no parque.
vivi o por do sol no mar, sobre uma enorme rocha, soberba.
vivi a leveza da pipa solta .
vivi um lindo poema !!!

obrigada

 

Da Fátima Zorzato

Foi muito bom rever os amigos queridos e recordar.... acho que este momento foi muito importante e legal para todos e eu queria agradecer de coração pelo esforço, energia e persistência pois sem vocês que organizaram, isto não teria acontecido.
 
beijo com carinho

 

A Berê não se contentou com um e mandou dois depoimentos:

Olá,

Foi bom demais! adorei a nossa convivência neste almoço que trouxe de volta tanta coisa boa. Obrigada aos organizadores mais uma vez.

e

Oi,

Foi um acontecimento! Adorei a oportunidade de rever tantos rostos conhecidos depois de tanto tempo. E, engraçado, nada mudou no coração. Obrigada novamente à comissão organizadora.

Beijos,

 

Do Fernando Cortese

Caros Amigos;

Agradeço também aos que organizaram o encontro, foi uma especial ativação energética de uma parte da grande rede a que pertencemos e da qual a Web é a concretização aquariana.

Foi tocante ativar esta nossa porção da rede, nosso pequeno círculo de vivencias, crescimento e sentir juntos.

Como a pedra no lago, que essa ativação dinamize outras conexões , ampliando o círculo para outros maiores e mais sutis, conectando cada vez mais longe, mais amplo, e mais alto...

Um beijo no seu coração.

 

Da Ana Florido

Quero agradecer não só aos organizadores, mas a todos que estiveram na festa, pois como disse a Eloisa mostrou-se ser possível mexer no imexível. Foi ótimo poder curtir a todos. Saí da festa super feliz, emocionada e até hoje estou ruminando as emoções.

Beijos

 

Da Lena Saleme

Eu também quero agradecer à Comissão Organizadora.  Veio em um momento da minha vida como um oasis inesperado paera quem está perdido no deserto. Não é força de expressão, é verdade mesmo, o resgate desse tempo de nossas vidas foi precioso.

Lena Saleme 

 

Da Rita Helena Brandão

Ola pessoal

Não posso deixar de registrar a emoção de ver tantas pessoas que o tempo foi nos deixando longe mas que o coração não esqueceu e  foi só cutucar para ver o quanto elas são importantes e bem vindas a qualquer momento de nossas vidas

E não podemos esquecer que isto só foi possível pelo esforço e persistência de nossos colegas organizadores ,o que agradeço do fundo da alma

VAMOS MANTER A CHAMA ACESSA.

ABRAÇOS A TODOS

 

Da Alegria

Cada um de nós tem muito a agradecer a vocês, organizadores, pela oportunidade que tivemos de resgatar tantas emoções tão vivas e ainda tão fortes, de um passado que se torna tão presente e tão  imediato, com uma intensidade assustadoramente igual à que existia naquela época...talvez até maior

Foi maravilhoso reencontrar todo mundo , e algumas pessoas em particular foi melhor ainda!

Com certeza a riqueza de emoções foi quase incomparável, o prazer de ver pessoas que se mantiveram integras, a rebeldia inocente, a intensidade de sentimentos , a falta de vergonha de manifestar suas emoções, coisas de gente que tem confiança no outro...

Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Beijos

 

Do Gerson, este relato emocionado:

Gente

Que barato!!! Ainda estou de porre!!!  Não queria que acabasse mais!! Foi muito bom!!

Encontrar todas as pessoas, algumas que eu não via há muito, muito tempo...

Eu fiquei numa expectativa enorme, usando praticamente todas as noites, organizando a lista, procurando os desaparecidos, ligando para as pessoas, convencendo-as a irem, algumas vezes até de maneira "politicamente incorreta" (não é Zezé?). Eu tinha a certeza que esse era um momento que não podíamos perder, e isso tudo foi crescendo tanto... como uma bola de neve que quando vai descendo ladeira abaixo vai ficando cada vez maior... 

As mensagens emocionadas, as poesias, as fotos, o saite, as reuniões da comissão, o nervosismo contagiante do Miguel... e a festa passou tão rápido... quando eu vi, praticamente não tinha comido, tinha um montão de gente que eu queria falar, saber como estavam que já tinham ido embora.

Aí quando acabou, deu uma sensação de vazio, aquele tempo que eu dediquei todas as noites, as mensagens, as fotos que eu ficava escaneando para colocar no saite já acabou??? Tenho certeza que não!! Foi muito bom abrir o computador hoje e ver as mensagens das pessoas que escreveram...

Lamento que não tenhamos conseguido levar todas as pessoas que fizeram parte importante das nossas vidas para estar lá conosco nesse dia.

Enfim, ainda estou de ressaca...

Só queria dizer que foi muito gostoso estar com vocês... vocês foram muito importantes na minha formação como Psicólogo, como Pessoa, como Cidadão, como Homem.

Amo vocês

 

Da Márcia Zucchi

Obrigada por "não deixar a peteca cair"...Já estava sentindo um vazio enorme em pensar que não teria notícias de meus amigos todas as noites. Quero muito que a gente possa incrementar o site como local de nossos "encontros"   profissionais e afetivos (claro!!!). Mas os emails pro grupo também são muito bons! Foi muito gostoso ler as mensagens da Elô, da Aninha, da Berê, da Rita, da Hélide, enfim, todas. Acho que o Miguel tem razão: a gente precisa de um chat.
Quanto à nossa festa, foi incrível!!!!! Superou todas as minhas expectativas em emoção e alegria. Estou plena de todas as vozes, rostos, jeitos...MAS QUERO MAIS!!!
Aos amigos que organizaram, muito, muito, mas muito obrigada mesmo!
Um beijo pra todos e até breve,

Da Ana Lenice

Todos,ontem pude dividir com muitos dos que fazem parte do meu presente o prazer de  ter reencontrado todos voces e senti  que muitos ficaram com vontade de fazer o mesmo, sera que eles  terão a sorte de terem uma equipe   "Caça  Amigos"  como nos tivemos?
É muito, muito bom continuar com vocês,beijos

Da Zezé (segundo ela, agora que é mais senhora, Maria José)

MIguelzinho, Gerson, Ciça Roth, Tere, Beto, M. Bruno, Cida Davoli, Paulo de Tarso, Beth Montagna, Vera Mayer, Marina, que faz cerâmica, Fernando, que ainda gosta de cinema, Miriam Debieux, que pesquisa como eu, Paulo e Paula (impossível não colocar os dois juntos!) e todo mundo:
 
vamos prá pizza!
 
(eu tinha pensado em escrever algo mais apropriado, assim como: porque precisamos tanto desse passado?
temos, como disse o Paulo de Tarso, prazeres e dores ao nos revermos e reencontrarmos?
vendo todos juntos eu pensei, estamos todos presos dentro de nós mesmos, sózinhos?
conseguimos, como pretendiamos no discurso da formatura, desabrochar?)
 
mas alguns de vocês (desculpem, mas não são todos) não são passado, são presente e estão incorporados em mim!
 
vamos prá pizza?
 
ainda estou processando tudo isso,
 
beijos a todos.

Do Beto (Roberto Affonso)

Meus Queridos e Minhas Queridas,

Não sei se é ressaca ou "day after", se senti um vazio ou um cheio dentro de mim...

Só sei que sinto sempre mais orgulho de fazer parte desta turma. É estranho como o tempo faz a gente pensar coisas que então seriam caretas mas agora fazem tanto sentido.

Tenho orgulho dos colegas que nos representam na Faculdade, transmitindo seus conhecimentos e experiências para novas gerações e indiretamente nos conectando a todos (como representantes da Turma de 72) com estas novas gerações. (Soube que nossa turma é a que mais gerou professores... além de diretores !!!)

Tenho orgulho de ter pessoas como o Gerson como colegas e amigos ao longo destes anos, prá me ligar a este passado que me orgulha e me faz bem. Com sua super memória e disposição para agregar-nos a todos e curtirmos estas festas como se fossem as últimas.

Tenho orgulho de colegas como o Miguel que se emociona e nos emociona, com sua perseverança, sua entrega de noites e dias prá fazer acontecer algo para a felicidade de todos nós, de maneira desprendida e carinhosa.

Tenho orgulho de ter um colega como o Paulo de Tarso, que de mansinho e sem grandes alardes ou pretensões, lança um super site -- NOSSO ! Com um álbum de fotos que nenhum de nós tinha sobre este período de nossas vidas. Um "site" que vai perpetuar este orgulho ao ver quanto podemos fazer juntos.

Tenho orgulho das amigas de sempre, Terê, Regina e Cida Davoli, das fantasias, dos churrascos, das festas, que também se deslocaram, se desdobraram para tudo sair perfeito, lindo, maravilhoso, emocionante e verdadeiro, como elas o são.

Tenho orgulho de professores como as queridas Lidia Narizinho e Odete e meus caros Sigmar e Dino que nos reconhecem como turma especial.

Tenho orgulho de todos vocês que foram à festa e dos que não puderam ir também, todos vocês que rechearam vários momentos do dia e da noite com e-mails, poesias, palavras que falaram à mente e a alma. Vocês são especiais.

Todos vocês têm um lugar marcado em meu coração e minha mente e espero poder revê-los sempre e curtir, numa pizza, num sinal fechado, num buteco, numa nova festa de 26, 27, 28... mas numa festa de amor.

Obrigado de coração a todos vocês que me trouxeram tanta alegria no sábado que (não) passou.

ABRAÇOS E BEIJOS A TODOS,

P.S.: Logo ficam prontas minhas fotos. Vou selecionar e mandar para o Paulo prá colocar no site.

P.S.2: Queria deixar registrado que senti muito a falta da Teka e da Vera Cipis... espero que vocês leiam esta mensagem e estejam bem.

P.S.3: Senti muitas saudades da colega Bia Ferrão que não está mais conosco. Tenho orgulho de tê-la conhecido também.

P.S.4: Obrigado por ler até o fim !!

 

Do Marcos Luis Bruno

Ei pessoal,

Ainda não consegui elaborar tantos maravilhos estímulos recebidos no nosso encontro. Mas foi maravilhoso ver que após 25 anos tudo continua muito vivo. Elogios aos organizadores é o mínimo, não?

Foi sensacional ver pessoas alegres, felizes por estar lá, e mais, contanto coisas, revivendo detalhes, e também todos percebendo como temos muito a produzir pela frente.

Esta nossa turma é simplesmente maravilhosa, gerou tanta coisa boa, para nós, para a psicologia, para a comunidade.

Este encontro, com cerca de 100 pessoas (não?) mostra que somos gente com vontade de continuar e manter o que é bom.

Estou enviando as poucas fotos que tirei para o Paulo.

Abraços a todos ...

Que tal uma pizza de fim de ano? Afinal, 11 de setembro não é uma data boa de se lembrar, mas 27 de outubro pode ter sido uma resposta otimista para o mundo, não acham?

Beijos a todos, em especial àquelas pessoas que não consegui ter um contato pessoal ... afinal, com tantas emoções ... não deu pra falar com todo mundo ... mas ... na pizza.

 

Da Vera Cipis RoitBurd

Estou bem. Não pude ir a festa mas tenho acompanhado de perto, através das mensagens, todos os preparativos e o day after.

Vocês todos estão de parabéns pela realização! Conseguiram mobilizar tanta gente, fazer com que todos entrassem em contato novamente, é muito legal.

Trabalho na Fnac, sou coordenadora da livraria. Estou  há 4 anos e meio, desde que era Atica Shopping. Lá tenho encontrado algumas pessoas durante esses anos : Clarissa, Christina Mena Barreto, Marina, Miriam, Ana Battaglin, Cristina Balieiro. Espero encontrar todos um dia, na pizza, numa outra festa , na Fnac......

Beijos

 

Da Eloisa Penna (2 - A Revanche)

Turma

Além da ressaca do day after, estou percebendo que corro o risco de entrar em "síndrome de abstinência", não vou conseguir passar sem os nossos e-mails diários. Temos que agilizar nossa comunicação, eu particularmente tenho dificuldade de mandar a mensagem para todos, só consigo via reply all. Gerson adorei sua mensagem, Miguel foi muito bom tudo e devemos ao seu entusiasmo, pessoal da organização meus sinceros obrigada. Pelos e-mails soube que tem alguém que não passou as despesas que teve, para dividir, faça isso menina!!!! Agora somos uma grande família, ou um grande e maravilhoso cortiço, o que um fala pro outro todo mundo ouve!!!

Adorei a idéia da pizza. As notícias de nossa festa estão de boca em boca na faculdade, todos acham o maior barato!!!! estão morrendo de inveja. A TURMA/72 tem mesmo um carisma especial.

Não posso mais viver sem saber notícias de nós TURMA/72

 

Da Lídia Aratangy

Taí, minha gente. 

 Esse encontro foi o triunfo de Eros, o aglutinador.  Confesso que eu temia:  há muito já sabemos que a expectativa idealizada é a mãe da frustração, e eu ia lendo, cada vez mais apreensiva, os e-mails que se refletiam em espelhos cada vez mais fantasiosos.  Pensava:  "isto não vai prestar!" Nenhum almoço vai poder dar conta de tantos desejos!"

Mas deu.  Deveu-se à comissão organizadora?  À força de tantos desejos?  Não importa. Valeu. Obrigada.

Espero revê-los em alguma pizzaria, ainda este ano.

PS  Encontrei a Regina Martins, que foi dessa turma e se perdeu.  Ficou bem desapontada de ter perdido o encontro, eu disse que ela teria uma segunda chance.  Fiz mal?

 

Da Cida Davoli

Vai ser demais. Vai ser demais!! Agora com mais cerveja, mais fotos, mais gente, mais tudo.

Acho que nos que organizamos, estamos merecendo muito, muito carinho, alem da caipirinha e cerveja, mas fazer uma festa é bom, agora fazer uma festa com vocês é bom demais. Estou super emocionada de ver esta festa de pé. Gerson e Miguel, por terem dado o pontapé inicial, Terezinha que sempre está pronta para ajudar, eu que salvei a idéia do esquecimento, ou melhor que não deixei a bola cair, e a Regina que compôs com dribles muito engraçados e fundamentais.

Estou profundamente emocionada com nossa parceria. Aquele primeiro domingo em minha casa, sem elevador, que tivemos que subir com muito esforço. Lembra, Regina e Miguel?

Depois nossa caminhada a casa da Regina, que era para ter sido a três mas foi a dois, mas depois passou a ser a quatro. E na casa do Miguel a certeza que tínhamos 5 companheiros bom de bola. Depois foi juntando o Paulo de Tarso, o Beto, sempre tendo sugestões da Ciça....

Vai ser uma goleada, porque nos juntaremos com o resto do time de 72, que agora é de 2001, mas será para sempre, e vamos dar inveja a qualquer seleção brasileira. Com muito orgulho!!!

Bolão moçada!!!!

 

Da Maria Alice Borba

Pessoal,

Valeu cada minuto de expectativa e preparativo para este encontro. Como foi bom rever cada rosto, cada nome que eu ia recordando do fundo da minha memória ( que diga-se de passagem, não é dessas coisas!).
Muito obrigada a vocês que organizaram a festa e tiveram todo este trabalho!
Adorei o site!

Da Eliana Riberti

Queridos colegas

Infelizmente não pude ir ao almoço de comemoração dos 25 anos (estamos assim velhos, ou é só impressão?), senti uma pena!!!! Estava num outro compromisso no Rio, assumindo a presidência da ABC - Associação Brasileira de Candidatos, filiada à ABP - Associação Brasileira de Psicanálise que, por sua vez, é filiada à International Psychoanalytical Assotiation (IPA), ufa!.... A ABC congrega todos os analistas em formação, das sociedades filiadas à IPA,  no Brasil... Baita responsabilidade... Mas... anyway, anyhow, ouvi uma história de pizza.... Quando será? Desta vez, não posso perder a oportunidade de encontrar com vocês!!! Estou morrendo de saudade....

O que desenvolvo profissionalmente? Além de analista individual, de família e de casal, trabalho com Mediação. Sou coordenadora do Núcleo de Mediação do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, membro da International Society of Family Law e do World Mediation Forum. Também coordeno o grupo psicojurídico da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP. Gostaria MUITO de estar com vocês. Há alguém q. esteja coordenando algum encontro? Aguardo notícias!!!!

Beijos enormes

 

Do João Mendoza Gallego

Que grata surpresa! Recebi de uma amiga, também psicóloga da PUC, turma de 71, Inês Achkar, a indicação do site. E que agradável sensação de se abrir uma caixinha dentro de mim e pular pra  fora tantas lembranças  e memórias que já não as pensava ter. É até doída  essa surpresa. Estou até ouvindo os ecos dentro de mim, de risadas, falas, brincadeiras, festas... a risada do Gerson, da Ana Lia.... lembro da Ana Lia admirando um por de sol tão lindo em Ibiuna, que "até parecia um cartão postal...", revejo Ubatuba, na casa da Betinha Montanha, lembram da Silvinha Derdick conversando, dormindo , com o ... (como era mesmo o nome dele? Jorge?..) que também estava dormindo, lembram disso?  As festas da Cris Magalhães, anunciadas até no  Riviera. Que bom rever essas fotos, rever amigos, Cláudio, Glaucia, Ana Vera, Raquel, a Regina-Virginia, Ciça, ... tantos. Mas me indigno por não ter ido a essas festas. Embora tenha sido da turma de 71, adquiri o direito de ir a essas comemorações por, primeiro, ter iniciado algumas dessas pessoas nos vastos conhecimentos da psicologia, principalmente nos estudos de Freud, a Naná lembra bem disso, visto que fui
monitor de desenvolvimento, tinha uma turminha muito difícil, Gerson, Fernando, Claudia, Cláudio, Hélide, Naná, Ana Lia, Gláucia,( Ana Vera também?), e segundo, porque os meus últimos dois anos de formação foram com a turma de 72, então venho aqui, reivindicar  meu direito de ir às próximas festas e encontros . Quero ir conferir e   comparar os cabelos brancos, rugas e barrigas .  Meu email  é: joaomgallego@hotmail.com  , meu telefone 0xx48 2321344/ Florianópolis, Lagoa da Conceição. Quando vierem a Floripa, por favor apareçam.  Um grande abraço a todos.  João Mendoza Gallego
(ps. Ainda faço cerâmica e psicologia.)

Da Lena Saleme

Poema de Victor Hugo = Para alegrar o dia ou a noite !!!

"Desejo primeiro,
que você ame,
que amando, também seja amado.
E  que se não for, seja breve em esquecer
e esquecendo não guarde mágoa.
Desejo, pois, que não seja assim, mas se for,
saiba ser sem desesperar.
Desejo também que tenha amigos,
que mesmo maus e inconseqüentes,
sejam corajosos e fieis,
e que em pelo menos um deles
você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
desejo ainda que você tenha inimigos;
nem muitos, nem poucos,
mas na medida exata para que, algumas vezes,
você se interpele a respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo depois que você seja útil,
mas não insubstituível.
E que nos maus momentos,
quando não restar mais nada,
essa utilidade seja suficiente
para manter você de pé.
Desejo ainda que você seja tolerante;
não com os que erram pouco,
porque isso é fácil, mas com os que erram
muito e irremediavelmente,
e que fazendo uso dessa tolerância,
você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você sendo jovem
não amadureça depressa demais,
e que se maduro,
não insista em rejuvenescer
e que sendo velho
não se dedique ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor
e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.

Desejo por sinal que você seja triste;
mas não o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra que
o riso diário é bom;
o riso habitual é insosso
e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra,
com o máximo de urgência,
acima e a despeito de tudo,
que existem oprimidos, injustiçados e infelizes,
e que estão à sua volta.
Desejo ainda que você afague um gato, alimente um cuco
ou ouça o joão-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal;
porque assim, você se sentirá bem por nada.
Desejo também que você plante uma semente,
por mais minúscula que seja,
e acompanhe o seu crescimento,
para que você saiba de quantas muitas vidas
é feita uma árvore.
Desejo outrossim, que você tenha dinheiro,
porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano
coloque um pouco dele na sua frente e diga
"isso é meu",
só para que fique bem claro
quem é dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra,
por ele e por você,
mas que se morrer, você possa chorar
sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo por fim que você
sendo um homem, tenha uma boa mulher,
e que sendo uma mulher, tenha um bom homem
e que se amem hoje,
amanhã e no dia seguinte,
e quando estiverem exaustos e sorridentes,
ainda haja amor para recomeçar.
E se tudo isso acontecer,
não tenho mais nada a desejar."

Direto de Israel, da Silvia Derdyk

Turma 72!!!

Simplesmente incrível!!!!! Estar do outro lado do oceano, mais precisamente - Israel, e, me encontrar com vocês. Com um sorriso nos lábios, fui rememorando uma serie de cenas, pessoas, recordações arquivadas na memória. De repente, o passado tão presente. Não importa em que lado do mundo você está!!!!! Obrigada por essa experiência. Gostaria que vocês incluíssem o meu nome no email. Não sei se as pessoas vão me identificar, por estar o meu nome de casada. No entanto vale a intenção: sil_asher@hotmail.com. Para quem se lembrar: Silvia Derdyk.
Até!!!!


Criação e manutenção www.chapada.com